O medo e suas relações com a violência e a sociedade – Ivan Capelatto


Publicado em:11/03/2009 às 17:45:06

Não temos, em nossos registros sociais, atualmente, meios de dissipar e lidar adequadamente com nossos medos. Quais medos? Todos e quaisquer que se apresentem ao nosso inconsciente ou ao nosso consciente. No passado, a cultura se encarregava de nos dar meios suficientes de suportar os medos de todo tipo. Hoje, nossos medos não têm mais suporte, são medos impossíveis de correção, como o medo do corpo deformado – feio, gordo, magro, impossível de ser aceito -, como o medo do futuro que nos faz querer morrer no presente, como o medo do insucesso, etc. O medo irremediável gera a impotência que nos oferece dois caminhos: a depressão ou a violência – auto ou heterodirigida. Somente um cuidador ヨ afetivo e presente ヨ pode dar conta disso.

Ivan Capelatto é psicoterapeuta, psicólogo clínico e professor do curso de pós-graduação em pediatria da Faculdade de Medicina da PUC – Paraná. Autor da obra Diálogos sobre Afetividade – o nosso lugar de Cuidar (2001)

4 Responses to O medo e suas relações com a violência e a sociedade – Ivan Capelatto

  1. nomeCelso Akira 24 de março de 2011 at 16:50 #

    Realmente é muito amplo em todos os sentidos essa palavra de apenas 4 letras…Lembro-me de qdo tinha medo do escuro, de cão bravo, cobras ( morei em sítio qdo pequeno ), mas todos estes haviam suporte, ou seja nossos pais ao lado.
    Mas e agora ?? Qto ao medo transposto desde a infância até agora, sabemos o remédio, mas e os que os nossos filhos têm presenciado ? Medo de engordar ?? Insucesso perante a sociedade ?? Só Deus !! Só Deus !!

  2. Maria elza 4 de dezembro de 2011 at 22:40 #

    Insira seu comentário aqui.
    MARAVILHOSO! Sempre. Vale a pena assistir sempre!

  3. Elilia Reis 13 de dezembro de 2012 at 17:47 #

    Capelatto eh um lucido adoravel: a vontade eh de ouvirmos horas a fio o que ele tem a dizer…ouvi-lo infinitamente…
    Ha 30 anos que sou professora de danca, e a segunda regra de ouro de minhas aulas eh: – cuidado infinito com o outro – .
    Para alunos que trabalham comigo ha mais de 2 anos, por exemplo, eh fantastica a mudanca de postura e conduta por razao de uma simples e poderosa regra, antes de dancar…!!!
    Capelatto eh tao genial quanto Levinas!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention O medo e suas relações com a violência e a sociedade – Ivan Capelatto » cpfl cultura -- Topsy.com - 21 de novembro de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Carlos Bonatto, Jussara Helena. Jussara Helena said: O medo e suas relações com a violência e a sociedade – Ivan Capelatto » cpfl cultura http://t.co/HBEtJin via @AddThis [...]

Deixe uma resposta