cpfl cultura

Twitter @cpflcultura

Entre a luxúria e o pudor – Paulo Sérgio do Carmo

Para compreender a história de nosso país não podemos ignorar a vida sexual de seus habitantes ao longo do tempo. No Brasil, particularmente nas décadas de 1920 e 1930, aflora a importância da dimensão sexual nos discursos históricos e sociológicos de Paulo Prado em Retrato do Brasil e de Gilberto Freyre em Casa Grande e Senzala. Tais autores empreendem uma interpretação metódica da identidade brasileira dentro da realidade tropical.

Temos, ao longo da história sexual dos brasileiros, aparentes contradições como a importância da manutenção da virgindade imposta às mulheres e, por outro lado, a extrema liberdade masculina manifestada na frequência aos bordéis e zonas de meretrício.

Os reflexos da revolução sexual em finais dos anos 1960, com as comunidades baseadas no “amor livre”, tem seus vestígios nas décadas seguintes no Brasil. País de clima quente, paraíso tropical, Carnaval. As imagens alegres que expressam licenciosidade, sensualidade e extroversão correspondem à realidade ou trata-se de um mito fabricado?

Gravada no dia 29 de junho de 2012 em Campinas.

Categorias: Vídeos

10 comentários sobre “Entre a luxúria e o pudor – Paulo Sérgio do Carmo”

  1. luís disse:

    Gostaria de saber de qual editora é o livro de Paulo Sérgio de Camargo

  2. Fatima Faustino disse:

    Boa tarde! Gosto muito do programa assisto sempre que posso
    e revejo os que não consigo pelo saite.

    Um abraço é de programa assim que a nossa televisão precisa. Fatima

  3. Sônia disse:

    Obrigada…por possibilitar-me beber dessa sabedoria!!!bjs.

  4. Eloisa Hashimoto disse:

    Professor Paulo!
    Esta foi a primeira vez que assistí uma palestra sua.
    Parabéns pela clareza.
    Parabéns pelo trabalho.
    O senhor além de competente é uma simpatia!!!!
    Um abraço
    Eloisa

  5. Dora Evangelista disse:

    Muito interessante ao público em geral.

  6. Amei este vídeo, fonte de conhecimento, abordando aspectos históricos, sociais, psicológicos da sociedade num âmbito masculino e feminino, enveredado pela questão sexual e sua evolução desde a época da colonização, tudo muito bem articulado.
    Parabéns pelo brilhante didatismo!
    Um abraço,
    Mercia Maria

  7. patricia disse:

    Editora Octavo

  8. Maria de Lourdes dos Santos disse:

    A simpatia do professor é incontestável, aborda a questão com naturalidade falando de modo que todos o entendam, adorei a palestra.
    Estes escritos são importantes para o conhecimento da nossa verdadeira história.Também é importante a editora do escritor.
    Um abraço, Lourdes.

  9. Isadora prates dias disse:

    Foi muito assistir ao Café Filosófico do dia 14 de outubro de 2012 com o pesquisador e professor Paulo Sérgio do Carmo,gratificante e compensador é o acesso ao conhecimento, Isadora.

  10. Rosana Rocha Siqueira disse:

    Adoro este autor, ele foi muito competente na análise da fontes históricas, gostei do livro porque não foi baseado em achismo, muita coisa que vejo hoje nas ruas tem raizes neste passado do qual os livros de história da escola não contam.

Deixe um Comentário