Café Filosófico CPFL | Caos e trauma no mundo contemporâneo, com Joel Birman

09/08 | sex | 19h

Caos e trauma no mundo contemporâneo, com Joel Birman, psicanalista

O psicanalista Joel Birman mostra como vivemos hoje uma era da pressa, do intempestivo, da surpresa permanente, abolindo com as fronteiras entre o interior e o exterior. As figuras do caos e do trauma representam o sujeito contemporâneo, na medida em que este tem sua existência pautada no desalento.

Módulo: Encarando a dor: modos de lidar com o sofrimento psíquico

Qual o significado de abordar o tema da dor psíquica em nossos dias? A cultura atual é marcada pela busca desenfreada do prazer e pelo tempo da imediatez. Neste tempo do “aqui e agora”, a dor precisa ser evitada e negada. Não há tempo a perder, não há tempo para sofrer. Todavia, a negação da dor não faz com que ela desapareça. É evidente que há sofrimento – e muito! – nos dias de hoje. Buscaremos apresentar as faces da dor psíquica e o que ela significa na clínica, na arte, na filosofia e na cultura, analisando quais os modos possíveis de enfrentar a dor sem evitá-la.

Os temas das palestras trazem discussões relevantes em torno das seguintes questões: Como se apresenta o sofrimento psíquico na clínica e na cultura de hoje? Como é possível transformar a dor e encontrar saídas para o sofrimento psíquico? Como a arte pode ajudar a lidar com a dor psíquica? Como entender o tema do trauma no mundo contemporâneo?

O conjunto das comunicações abrange, portanto, um olhar a partir da psicanálise, destacando pontos de vista diferentes acerca do tema da dor psíquica ao articular a psicanálise com a cultura (Joel Birman), com a filosofia (Isabel Fortes), com a clínica (Regina Herzog) e com a arte (Maria Noemi de Araujo).

Café Filosófico CPFL
Módulo:
  Encarando a dor: modos de lidar com o sofrimento psíquico
Curadoria:  Isabel Fortes
Tema: Caos e trauma no mundo contemporâneo
Palestrante: Joel Birman
Data:
 9 de agosto de 2013
Horário: 19h
Local: Instituto CPFL | Cultura (Rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632, Chácara Primavera, Campinas – SP)
Entrada gratuita, por ordem de chegada, a partir das 18h.
Transmissão online em www.cpflcultura.com.br/aovivo
Informações: CPFL Cultura (19) 3756-8000 ou em www.cpflcultura.com.br

4 Responses to Café Filosófico CPFL | Caos e trauma no mundo contemporâneo, com Joel Birman

  1. Abrão Fernandes Magalhães 11 de agosto de 2013 at 17:27 #

    Foi muito gratificante assistir na CPFL, a palestra Caos e trauma no mundo contemporâneo. São conhecimentos enriquecedores que todos deveriam assistir, porque passamos a ter uma outra visão da realidade da humanidade, caminhando por outras vertentes que nem sempre conseguiríamos sozinhos, organizá-las e analisá-las com tanta perspicácia.

  2. Elizabeth Tadiello 12 de agosto de 2013 at 13:24 #

    Muito boa palestra, o tema foi respeitado e ilustrado verbalmente pelos dramas vivenciados por nossa sociedade. O medo, esse vilão que nos é companhia pelos motivos vários do contemporâneo. Excelente!!!

  3. Elizabeth Tadiello 12 de agosto de 2013 at 13:40 #

    Oi Gente! Cadê o vídeo?

  4. lucas 12 de agosto de 2013 at 13:45 #

    Segue o link para o vídeo: http://www.cpflcultura.com.br/2013/08/09/caos-e-trauma-no-mundo-contemporaneo-joel-birman/

Deixe uma resposta