Utopia da liberdade e da juventude: crise e superação da liberdade perfeita num corpo eternamente jovem - Marcelo Coelho

Utopia da liberdade e da juventude: crise e superação da liberdade perfeita num corpo eternamente jovem - Marcelo Coelho

Um dos focos centrais das utopias modernas sempre foi o aumento da autonomia humana. Com a realização moderna de uma maior mobilidade social e psicológica, como ficam os homens e as mulheres diante do fato que quanto maior a liberdade, maior a insegurança afetiva e ética? Em que medida a liberdade é também uma maldição? Com o impacto das técnicas de manutenção da juventude artificial, qual seria o desdobramento de um corpo “sempre jovem” para uma alma que vê o envelhecimento como apodrecimento sem significado?

Marcelo Coelho é sociólogo e colunista da Folha de S Paulo

Palestra do módulo "Os fantasmas da perfeição", de Luiz Felipe Pondé

Você também pode participar do Café Filosófico CPFL enviando suas dúvidas antes do debate ser realizado. Basta escrever um e-mail com o assunto “UTOPIA DA LIBERDADE” para cpflcultura@cpfl.com.br que repassaremos as perguntas para o mediador do encontro. As discussões também poderão ser acompanhadas ao vivo em nosso site.

Veja a íntegra da palestra


Vídeos das palestras de São Paulo
Utopia na personalidade: crise e superação da neurose da felicidade perfeita - Ricardo Goldenberg
A Clínica do Trágico - Luiz Felipe Pondé
Utopia do amor perfeito - Caterina Koltai
A utopia da melhor idade - Leandro Karnal

Vídeos das palestras de Campinas
A Clínica do Trágico - Luiz Felipe Pondé
A utopia do autoconhecimento, com Ricardo Goldenberg

Matérias sobre o módulo
Pondé fala sobre o trágico no Café Filosófico CPFL em São Paulo
Filósofo Luiz Felipe Pondé inicia série sobre utopias em São Paulo
Psicanalista encerra módulo com participação do público
Marcelo Coelho traz otimismo na busca pela eterna juventude
Luiz Felipe Pondé abre módulo abordando o trágico na vida
Luiz Felipe Pondé é o curador do Café Filosófico CPFL de Campinas em junho

Serviço:
Dia 19 de junho às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h. A CPFL Cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000
 
Data: 
19/06/2009
Hora: 
19:00
Palestrante: 

Comentários

A íntegra dos debates só entram no site após exibição do programa na TV Cultura. Estamos estudando a possibilidade de disponibilizar o vídeo logo após sua gravação. Cadaste-se para receber nossas newsletters.
Não estão disponíveis no site as gravações do debate?

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta imagem é somente para verificarmos se você é um humano. Isso previne que sistemas automatizados prejudiquem nossos servidores.
CPFL Energia