Utopia na personalidade: crise e superação da neurose da felicidade perfeita - Ricardo Goldenberg

Utopia na personalidade: crise e superação da neurose da felicidade perfeita - Ricardo Goldenberg

O acúmulo das ciências da alma (psicologia) gerou uma grande ansiedade de autoconhecimento. Qual o resultado, a esta altura, deste acúmulo? Haverá uma relação necessária entre autoconhecimento e felicidade? Ou, ao contrário, a ampliação da consciência implicaria maior dificuldade de auto-engano, e portando um impacto causado pela inquietação, este outro nome para a consciência? O que ganha e o que perde quem busca conhecer a si mesmo? Seria o oráculo de Delfos, afinal, uma maldição?

Ricardo Goldenberg é psicanalista

Palestra do módulo "Os fantasmas da perfeição", de Luiz Felipe Pondé

Você também pode participar do Café Filosófico CPFL enviando suas dúvidas antes do debate ser realizado. Basta escrever um e-mail com o assunto “UTOPIA NA PERSONALIDADE” para cpflcultura@cpfl.com.br que repassaremos as perguntas para o mediador do encontro. As discussões também poderão ser acompanhadas ao vivo em nosso site.
 
Veja a íntegra da palestra


Vídeos das palestras de São Paulo
Utopia na personalidade: crise e superação da neurose da felicidade perfeita - Ricardo Goldenberg
A Clínica do Trágico - Luiz Felipe Pondé
Utopia do amor perfeito - Caterina Koltai
A utopia da melhor idade - Leandro Karnal

Vídeos das palestras de Campinas
A Clínica do Trágico - Luiz Felipe Pondé
Utopia da eterna juventude, com Marcelo Coelho

Matérias sobre o módulo
Pondé fala sobre o trágico no Café Filosófico CPFL em São Paulo
Filósofo Luiz Felipe Pondé inicia série sobre utopias em São Paulo
Psicanalista encerra módulo com participação do público
Marcelo Coelho traz otimismo na busca pela eterna juventude
Luiz Felipe Pondé abre módulo abordando o trágico na vida
Luiz Felipe Pondé é o curador do Café Filosófico CPFL de Campinas em junho

Serviço:
Dia 26 de junho às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h. A CPFL Cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000

Data: 
26/06/2009
Hora: 
19:00
Palestrante: 

Comentários

Comentar

O conteúdo deste campo é privado não será exibido ao público.
CAPTCHA
Esta imagem é somente para verificarmos se você é um humano. Isso previne que sistemas automatizados prejudiquem nossos servidores.
CPFL Energia