Podemos associar a política que nos aborrece ao poder, à conquista e ao uso do poder. Não gostamos dela porque o poder nos incomoda. A política, porém, é mais que poder: é também capacidade de dialogar, organizar consensos e encontrar respostas para os problemas sociais. Em sua configuração democrática, a política civiliza o político, educa e disciplina o poder. A política persiste como um recurso social inestimável: é um instrumento para que se componham e se processem interesses, demandas, direitos e diferenças, base para a configuração de um “contrato social”, de um pacto ético e político com o qual os distintos indivíduos e os distintos grupos possam viver juntos. É a perspectiva da polis, da comunidade política, que possibilita aos indivíduos, aos grupos e às sociedades o encontro de formas de ordem e coesão que não sejam impostas pela força, ameaça ou intimidação.
Palestra do módulo “Política, para que te quero?“, de Marco Aurélio Nogueira
Vídeos das palestras de Campinas
Íntegra: A política como vantagem – Marco Aurélio Nogueira
Íntegra: A política como problema – Marco Aurélio Nogueira
Íntegra: O futuro da política – Marco Aurélio Nogueira
Matérias sobre o módulo
O antídoto para os eleitores desmotivados
Campinas recebe nova série do Invenção do Contemporâneo
Módulo
Eventos
O futuro da política – Marco Aurélio Nogueira
A política como problema – Marco Aurélio Nogueira
Marco Aurélio Nogueira é professor titular de teoria política da UNESP – Universidade Estadual Paulista. Com pós-doutorado na Universidade de Roma, foi diretor da Escola de Governo e Administração Pública da Fundap – Fundação do Desenvolvimento Administrativo. É tradutor de obras de Norberto Bobbio e Antonio Gramsci, articulista do jornal O Estado de S. Paulo e autor de numerosos ensaios e livros, entre os quais Em defesa da política (Editora Senac, 2001), Um Estado para a sociedade civil (Cortez, 2004) e Potência, limites e seduções do poder (Unesp, 2008).
Serviço:
Dia 18 de agosto às 19h
Programação gratuita e por ordem de chegada a partir das 18h. A CPFL Cultura em Campinas fica na rua Jorge Figueiredo Corrêa, 1632 – Chácara Primavera. Mais informações pelo telefone (19) 3756-8000
Acompanhe também ao vivo pelo site da CPFL Cultura