"A redescrição da subjetividade: as bioidentidades", palestra de Rossano Cabral Lima, foi apresentada na última sexta-feira (27) no Café Filosófico CPFL em Campinas. O tema já havia sido abordado em São Paulo pelo psiquiatra dentro do módulo "Efeitos psicológicos da crise", com curadoria de Benilton Bezerra Jr. Na apresentação de Campinas, o conteúdo permaneceu praticamente o mesmo.
Vídeos das palestras de São Paulo
Aceleração e depressão – Maria Rita Kehl
Novas fronteiras da subjetivação – Benilton Bezerra Jr.
Família: coração de um mundo sem refúgio – Diana Corso
A redescrição da subjetividade: as bioidentidades – Rossano Lima Cabral
Benilton Bezerra Jr. nos bastidores do encerramento do seu módulo em São Paulo
Vídeos das palestras de Campinas
Aceleração e depressão – Maria Rita Kehl
Novas fronteiras da subjetivação – Benilton Bezerra Jr.
Família: coração de um mundo sem refúgio – Diana Corso
A redescrição da subjetividade: as bioidentidades – Rossano Lima Cabral
Benilton Bezerra Jr. nos bastidores do encerramento do seu módulo em São Paulo
Vídeos das palestras de Campinas
Novas fronteiras da subjetivação – Benilton Bezerra Junior
Novos sujeitos, novos corpos, novas configurações do sofrimento físico e mental – Rafaela Zorzanelli
Família: coração de um mundo sem refúgio – Diana Corso
A redescrição do sujeito: as bioidentidades – Rossano Lima Cabral
+ O chat que aconteceu durante a apresentação ao vivo
Matérias sobre o módulo
Curador participa pela internet em encerramento de módulo
Café Filosófico CPFL fala sobre a utopia da saúde eterna
Diana Corso usa cultura pop para falar de crises familiares
Módulo de Benilton Bezerra Jr. apresentado em São Paulo chega a Campinas
Maria Rita Kehl encerra módulo de Benilton Bezerra Jr. em São Paulo
Diana Corso aborda o tema "família" no Café Filosófico CPFL
Rossano Cabral Lima explica as bioidentidades no Café Filosófico CPFL
Rossano falou sobre o conceito de humanidade e de identidade e as implicações de certas mudanças físicas, como implantes ou amputações. Algumas partes do corpo, como o coração, têm um significado psicológico que atua diretamente no nosso modo de viver. Para exemplificar, o psiquiatra mostrou um trecho do filme “21 gramas”, onde o personagem interpretado por Sean Penn passa por um transplante de coração.
Além de “21 gramas”, também foi exibido um trecho de “Gattaca”, que serviu para abordar o tema da utopia da saúde eterna. Segundo Rossano, esta preocupação de viver bem para sempre é contemporânea, assim como o stress. "Nossos avós não sabiam o que era isso", brincou o palestrante. Ambos os filmes também fizeram parte da apresentação em São Paulo.
A série prossegue na próxima sexta-feira (31) com Rafaela Zorzanelli encerrando o módulo com o tema "Novos sujeitos, novos corpos, novas configurações do sofrimento físico e mental". As palestras em São Paulo e em Campinas do Café Filosófico CPFL contam com transmissão ao vivo pelo site da CPFL Cultura.
Olá, poderia colocar o vídeo de Diana corso coração de um mundo semrefúgio? preciso fazer um trqabalho acadêmico urgente. Obrigada
por nomeElizabete Torres dos Santos
10 de março de 2011 às 10:54
Nossa poderia melhorar o áudio?
por Renato
17 de abril de 2011 às 23:35
InsiQdo posso rever o programa q foi a ar no dia 17 de abril?ra seu comentário aqui.
por nome Laura Gottschall da Silva
18 de abril de 2011 às 11:50
http://www.cpflcultura.com.br/site/2009/12/01/integra-o-amor-que-se-vai-flavio-gikovate/
por Felipe Lavignatti
18 de abril de 2011 às 14:57
Adoreiiii essa palestra, foi uma das melhores na minha opinião, uma linguagem legal, uma pessoa que realmente diz tudo com muita clareza e convicção, queria realmente parabenizar os realizadores deste programa bem como o palestrante FLAVIO, pela excelente participação nesse projeto espetacular que é o café filosófico.
por David Mangueira
18 de abril de 2011 às 21:44
Simplesmente brilhante, nosso Brasil precisa de pessoas assim. O tema abordado foi claro, preciso e convicto. Precisamos de informações assim e não somente um jornalismo de marketing desprovido de cultura. Gostaria muito de poder baixar esse vídeo. Como posso fazer?
por Maurilla
29 de julho de 2011 às 8:59
Estamos modificando o site e criando opções para facilitar o download dos vídeos. Por enquanto, estão disponíveis apenas no nosso site.
por andredeak
29 de julho de 2011 às 14:31